Como definir as variáveis na análise de macroambiente usando modelo PESTE Vou pressupor que você já conheça, estudou e está bem familiarizado com o modelo PESTE para partirmos para uma visão mais simples e ágil da aplicação. Lembrando que o nosso objetivo é desenvolver um planejamento estratégico digital, usando como referência de estudo o método […]
Como organizar o diagnóstico do seu Planejamento Estratégico de Marketing Digital [modelo] Chegou a hora de iniciar a fase de diagnóstico do seu planejamento. Esta é uma etapa em que, mesmo com o rico detalhamento do livro Metodologia PEMD, pode ser um momento em que você vá se render a uma certa ansiedade ao se […]
Públicos de interesse e a Matriz de Poder e Influência x Interesse A terceira parte do livro Metodologia PEMD é curta mas extremamente importante para todo o bom andamento das etapas do seu planejamento estratégico. Adendo importante: este conteúdo não é um resumo do capítulo, mas sim o destaque de um dos assuntos que, na minha […]
PEMD – Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital: framework de entregáveis A importância de um bom escopo de entregas no seu planejamento estratégico de marketing – framework exemplo: PEMD Uma das características comuns entre clientes que contratam um serviço é a ansiedade acerca das entregas e, claro, dos resultados. O motivo é simples: serviço […]
Planejamento Estratégico de Marketing: 4 fatores que influenciam nos resultados Iniciei recentemente o estudo do livro Metodologia PEMD, Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital, do amigo Nino Carvalho. A intenção inicial da leitura era “apenas” conhecer melhor as possibilidades do método e adicionar mais conhecimento ao meu repertório profissional. O que já seria suficientemente […]
Depois de uma abordagem sequencial, bem rica e, na medida do possível, simplificada, sobre a importância do diagnóstico e suas principais diretrizes, será necessário refletirmos acerca de outro ponto importante: o planejamento e suas várias escolas. Sendo a primeira e mais relevante escola do planejamento: a escola chamada processo decisório. Os próximos parágrafos será um […]
A importância da análise do microambiente no diagnóstico de consultoria Para que um diagnóstico estratégico organizacional esteja realmente completo é necessário mapear também o microambiente. Ambos os ambientes, quando bem mapeados, vão direcionar o estrategista consultor à decisões mais sólidas durante todo o processo de desenvolvimento do planejamento estratégico. A principal relação existente entre os […]
O macroambiente ou ambiente contextual Heijden (2004), distingue os ambientes em dois tipos: contextual ou macroambiente, e relacional ou microambiente. Conseguir visualizar e entender as nuances que compõe cada um dos ambientes é um diferencial e tanto quando o assunto é análise de ambiente avançada no planejamento estratégico. Vamos conhecer um pouco mais desses ambientes […]
Percepção ambiental é um processo contínuo Para que nossos estudos sobre análise de ambiente no planejamento estratégico seja o mais objetivo possível, simplificarei ao máximo o conceito de ambiente dentro de um diagnóstico. Outro ponto é que também não abordaremos, por enquanto, metodologias e ferramentas necessárias. A ideia deste conteúdo é que você tenha uma […]
Análise de ambientes no Planejamento Estratégico Uma boa e importante parte no processo de investigação inicial para a implementação de um diagnóstico no planejamento estratégico já foi abordada. Filosofias, princípios, forças e fraquezas, ameaças e oportunidades. Conceitos fundamentais para qualquer profissional de planejamento estratégico. Conceitos teóricos e básicos que vão enriquecer o seu repertório profissional, […]