O mercado de ensino online pede personalização
O Programa Digital Planners está passando por uma reformulação importante. Depois de um hiato programado, chegou a hora de dar ritmo novamente aos novos planos. Quando abriremos uma nova vaga? Está nos planos para 2024.
O caminho para que a reformulação aconteça está em andamento e em ajustes finais, mas já planejado. Sempre fizemos questão de ressaltar que somos Programa, pois a intenção é que tivéssemos fluxo de conteúdo contínuo gerado por meio das aulas.
No entanto, como de 2019 pra cá um avalanche de eventos externos me pegou de surpresa, o programa acabou se mantendo no formato de curso. O que foi bom, pois permitiu certa validação dos membros que concluíram.
Em resumo, de 2019 pra cá, eu me encontrava em uma ruptura transitória de sócio de agência para o modelo de consultoria. Logo em seguida; uma pandemia se instala como realidade. E isso drenou a energia de muitos, inclusive a minha. Cancelei novas turmas e campanhas de captação de alunos.
Atualmente, faz 4 anos que atuo apenas com consultoria em Planejamento e Marketing e, bom, a pandemia – infelizmente – ainda é realidade.
Mas depois dessa revisão toda no programa me sinto pronto e com uma ideia mais sólida sobre o que estamos ofertando para o mercado de ensino.
O novo modelo de aprendizagem Digital Planners
Assim que compra o acesso ao Programa, o aluno opta por participar ou não do modelo de aplicação da Tríade. Pois sei que existem pessoas que preferem estudar apenas com as aulas. Tanto que em 2023 teremos 3 modelos de acesso do produto Digital Planner.
A reformulação do programa passou por uma imersão inicial densa, onde levantei alguns dados e fiz umas pesquisas mais detalhadas sobre o mercado de ensino livre e cursos online.
Essa imersão foi crucial e me permitiu entender melhor sobre o novo desenho do programa quanto produto de ensino e posicionamento da marca. E, claro, o que realmente importa em todo esse processo: o método de aplicação do novo modelo que chamei de Tríade COP.
O método foi desenvolvido exclusivamente para transformar o Programa Digital Planners em uma iniciativa realmente focada em estudo e desenvolvimento.
O método de aplicação Tríade COP contempla basicamente a visão de negócios do Programa Digital Planners e nesse conteúdo eu vou apresentar, – resumidamente – o primeiro rascunho do estudo e que ainda este mês terá sua aplicação testada.
O que é o Método Tríade Perfil COP
A Pirâmide COP
Percebi que o mercado de educação online, focado no profissional de Planejamento e Marketing Digital, sofre por uma saturação de ofertas pouco preocupadas com uma tríade importante quando o assunto é aprendizado e carreira: Continuidade, Otimização e, principalmente, Personalização.
Encontrei muitos cursos excelentes, mas que trabalhavam esses critérios de maneira isolada, ou, em alguns casos, apenas vendiam os argumentos com diferencial, mas na prática não havia método que permitisse validar o efeito da oferta e atributos prometidos.
Eu fui atrás da validação. E dessa fusão entre o conteúdo e o método COP
O método Tríade Perfil COP já tem registro de autoria reservado ao Programa Digital Planners e está em fase de testes para fins de ajustes finais.
Nota importante: O método Tríade Perfil COP não tem como objetivo traçar perfil comportamental, pois para isso precisaríamos de profissionais capacitados para tal, sendo que este não é o objetivo do método.
A Tríade Perfil COP visa apenas compreender o contexto e pontos específicos para mapear os momentos ideais na rotina do aluno membro e o quão necessário, personalizável e urgente será o desenho feito para a trilha de estudos que será planejada para ele.
Esse mapeamento é o primeiro passo realizado. Ao vivo por vídeo conferência e direto com o instrutor.
Não é a nossa ideia invalidar o modelo de cursos/produtos fechados, pois em muitos casos eles são recomendados exatamente por serem fechados e ótimos para resolverem questões mais objetivas. Inclusive este foi o motivo de trazer workshops bimestrais para o Programa.
O arquétipo da Tríade COP
A ampulheta
O tempo é a moeda mais valiosa e recurso mais precioso na vida das pessoas e, quando o assunto é desenvolvimento e aprendizado, essa importância fica ainda mais evidente. Na disciplina planejamento não é diferente. Por isso desenhamos o nosso modelo de arquétipo baseado na ampulheta.
Como ainda está sendo validado, não posso entrar em muitos detalhes sobre a aplicação, mas olhando o arquétipo é possível visualizar parte do nosso raciocínio.
Os atributos da Tríade COP
Continuidade (conteúdo)
Otimização (contexto)
Personalização (Necessidade)
Termos complementares
As palavras em verde ao redor representam parte do estudo de marca feito no Radar de Tensão da marca, assunto para outro post. As palavras em vermelho, parte dos atributos que compõem o motivo do mapeamento até chegarmos na trilha de estudos. Também inviável de explicar com mais detalhes, pois faz parte de outro estudo que foi feito em paralelo.
No responses yet