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Planejamento Estratégico

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A definição de planejamento

Abordar planejamento como tema central de qualquer conteúdo é sempre um desafio. Primeiro, pela necessidade de entendermos que existem vários tipos de planejamento, princípios e filosofias envolvidas nessa definição que justifiquem seu processo de desenvolvimento. 

Segundo, por estarmos tratando de uma disciplina de características admnistrativas, sistêmicas e por vezes, que envolvem camadas complexas.

Neste conteúdo, abordaremos de maneira bastante resumida os princípios gerais do planejamento, explicando algumas de suas principais características. 

Lembrando que toda a nossa abordagem tem como foco olhar para o planejamento de comunicação e marketing empresarial. 

Entre as várias definições e conceitos existentes na literatura, tomaremos emprestado como guia deste conteúdo, a definição do Rebouças (2018, p.3) por ser uma definição mais recente, sólida e de fácil compreenção para pessoas de níveis profissionais diferentes:

“…o planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado; entretanto, a empresa tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores, de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é, ainda, um processo contínuo, um exercício mental” que é executado pela empresa, independente da vontade específica de seus executivos…” 

Três pontos importantes sobre a definição de Planejamento que nos guiará:

  1. O planejamento é um conjunto de decisões a serem tomadas;
  2. O planejamento é um processo contínuo;
  3. O planejamento é um exercício mental.

Em suma, se temos um conjunto de decisões que precisam ser tomadas em um processo contínuo de exercício mental, precisamos entender que, para que essas fases de desenvolvam, seria importantes nos pautarmos em princícios. 

Vamos conhecer alguns dos princípios.

A definição central de princípios do planejamento

Os princípios do planejamento podem ser divididos em dois: princípios gerais e princípios específicos.Este texto focará em explicar os princípios gerais. Os princípios específicos ficam para o conteúdo da semana que vem. 

Os  três princípios gerais do planejamento

Para compreendermos melhor a importância teórica em torno dos princípios gerais do planejamento, vamos analisar previamente as características de cada um deles:

O princípio da contribuição: segundo Rebouças (2018), o princípio da contribuição é o princípio que visa sempre olhar para os objetivos mais importantes da empresa para alcançá-los em sua totalidade, considerando que nosso planejamento trabalhará com planos de ação diversos e interrelacionados. 

No princípio da contribuição, recomenda-se que a hierarquização dos processo seja respeitada. Um pouco burocrático, mas faz parte do caráter organizacional mais amplo da profissão.

É bom entender que, independente do modelo de negócios, a hierarquia sempre vai existir no planejamento. Não necessariamente para ditar regras, mas pra potencializar a organização dos planos.

O segundo princípio é o da precedência no planejamento: que, ainda segundo Rebouças (2018), é um princípio que considera o planejamento: “do que, e como será feito”, como pergunta norte para os processos administrativos iniciais.

A consequência desse princípio é que temos um planejamento que direciona maior importância aos processos administrativos da empresa.

O terceiro princípio é o da influência e abrangência: provoca em todo o ecossistema da empresa mudanças significativas. Desde a gestão estratégica do negócio até o fluxo operacional cotidiano. Destaca-se como principais áreas impactadas com modificações:

  • Pessoas: modificações que trariam a necessidade de investimento em capacitação, substituições e transferência de funções
  • Tecnologia: modificação que influencia na evolução e aceleração dos conhecimentos adquiridos pela empresa, ampliando e aprimorando a maneira de executar o trabalho.
  • Sistema: modificação no ganho de agilidade dos processos atuais, otimização dos recursos necessários, alterações nas responsabilidades ou descentralização de demandas cotidianas.

Fonte: figura 1.1: modificações provocadas pelo planejamento – Redesenhada a partir de sua fonte original (Livro: Planejamento estratégico – Conceitos – Metodologia – Práticas | 2018 – 34ª edição. p.06)

O quarto princípio, na verdade, são três palavras: eficiência, eficácia e efetividade: este princípio desenvolve o planejamento com foco em maximizar os resultados esperados e minimizar os problemas e riscos mapeados pela empresa. 

Vamos conhecer a teoria por trás dos termos e como eles interagem com o planejamento.

O princípio da eficiência no planejamento:

Mapeamento individual que se baseia nos seguintes aspectos: resolver os problemas de maneira adequada, protegendo e garantindo que os recursos disponíveis sejam bem aplicados para garantir que as demandas de maior responsabilidade sejam estabelecidas sempre visando a redução de custos.

O princípio da eficácia no planejamento:

Mapeamento de aspecto global, o princípio da eficácia baseia-se na ideia de que tudo que for realizado precisa ser feito de maneira mais objetiva possível, produzindo caminhos criativos para as várias situações e divergências apontadas como risco ou problema pela empresa.

Desta maneira, o princípio da eficácia no planejamento também foca na otimização dos recursos disponíveis, para que os resultados definidos no planejamento sejam alcançados, aumentando lucro, rentabilidade, produtividade e participação do mercado.

O princípio da efetividade no planejamento:

O princípio da efetividade no planejamento é uma medida  de rendimento global das empresas que se baseia em manter-se no mercado apresentando resultados globais positivos visando o longo prazo de maneira vitalícia.

Uma das características da efetividade é o fato de apontar que a empresa tem competência para gerir seus esforços de maneira constante. 

Seja na manutenção dos recursos disponíveis para cada plano definido no planejamento, ou na manutenção de recursos cotidianos. 

O princípio da efetividade considera que o corpo de seus diretores têm forte atuação estratégica no mercado. Pelo menos é o que se espera. Abaixo, um quadro que organiza os princípios e suas diretrizes de observação:

Fonte: tabela 1.1: eficiência e eficácia nas empresas – Redesenhada a partir de sua fonte original (Livro: Planejamento estratégico – Conceitos – Metodologia –  Práticas | 2018 – 34ª edição. p.08)

Conclusão sobre este conteúdo

Para encerrarmos os nossos estudos sobre os princípios gerais do planejamento, gostaria de ressaltar algo importante: cabe ao profissional entender que em cada um dos princípios abordados existem camadas complexas que precisam ser analisadas e fragmentadas de acordo com o contexto mercadológico, modelo de negócios, propósitos institucionais e “n” outras variáveis. 

No entanto, conhecendo os princípios e suas características, seu repertório profissional amadurece e te transforma em um profissional de planejamento cada mais capaz de tomar decisões coerentes com os objetivos de seus clientes.

No texto da próxima semana, continuaremos falando sobre o planejamento e seus princípios, trazendo os princípios específicos. 

Adendo final: planejamento é um universo extremamente vasto e, mesmo com uma literatura consolidada como apoio, sempre caberão novas interpretações (desde que serias e fundamentadas). Especialmente se você for um planejador que considera sempre o contexto como ponto de partida.

Todo questionamento e diálogo em prol de novas interpretações é enriquecedor e bem vindo. 

Se você leu até aqui, parabéns e obrigado pela sua atenção.


Qualquer dúvida, questionamento ou sugestão, sinta-se à vontade para comentar. 


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