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Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico: entenda a importância dos níveis em cada uma das fases de desenvolvimento de um planejamento estratégico de comunicação e marketing.

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A chave-mestra do planejamento estratégico

Após compreendermos a importância sobre princípios gerais e específicos no planejamento, revisarmos os três pensamentos filosóficos considerados relevantes para a profissão, é hora de hierarquizar os principais níveis organizacionais que movem toda a visão por trás de um planejamento estratégico.

Como dito anteriormente, esses três níveis organizacionais são as chaves-mestra para a compreensão geral de como pensar a estrutura de um bom planejamento. 

A ideia por trás dos três níveis do planejamento estratégico é bem mais simples teoricamente do que o que vimos até o momento, no entanto, compreendendo essa estrutura você conseguirá desenvolver planejamentos mais concisos e adaptáveis às circunstâncias favoráveis ou reveses provocados pelo ambiente.

Em resumo, compreender bem e conseguir visualizar essa hierarquia nos seus planejamentos será 50% do caminho trilhado até um desenvolvimento sólido.


Para Ackoff (1975, p.4): “De forma geral e independente da metodologia utilizada, alguns aspectos básicos devem ser considerados em qualquer planejamento estratégico. ” Podem considerar esses três níveis, um dos aspéctos básicos obrigatórios.

Analisando os três níveis do Planejamento Estratégico

Para entendermos bem o por quê essa hierarquia precisa ser levada a sério devemos sempre considerar que todo planejamento estratégico é desenvolvido por meio de um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas (Rebouças, 2018, p13).

Por este motivo, organizá-lo de maneira hierárquica torna-se uma ferramenta importante na concepção e conexão entre suas partes.

A primeira regra básica de todo planejamento estratégico é que o seu desenvolvimento sempre será direcionado a objetivos e metas que serão consolidadas no longo prazo. 

Onde há o pensamento estratégico, em qualquer área profissional, existe a necessidade da visão de longo prazo.

Isso não significa que o nosso pensamento deve ignorar ações e decisões cotidianas que visem o sucesso tangível da empresa no curto prazo. 

Vamos conhecer essa divisão.

A pirâmide organizacional do planejamento estratégico

De forma bastante prática, e a consolidada na literatura, o planejamento vai se dividir em:

1 – Nível Estratégico
2 – Nível Tático
3 – Nível Operacional

Essa divisão é considerada uma “regra” obrigatória no pensamento dentro de qualquer planejamento estratégico. Em breve conheceremos a origem dos termos, todos advindos de conceitos militares, mas, no momento, basta entender que temos estes três níveis, e que cada um desses níveis está relacionado a uma cadeia de processos decisórios. 

Afinal de contas, todo planejamento é sobre o movimento que antecede uma sucessão de decisões; boas, excelentes, ruins ou questionáveis. A categoria das decisões fica a seu critério. Normalmente ela está atrelada ao quanto de risco se assume em prol do sucesso de metas delineadas no planejamento. 

A partir do momento em que você compreender bem a aplicação dos níveis hierárquicos no planejamento estratégico, há uma garantia que seu processo de desenvolvimento ira amadurecer muito, junto com os resultados que você entrega na profissão.

Regras básicas da hierarquia no planejamento estratégico

O Planejamento de Nível Estratégico

O nível estratégico quase sempre estará relacionado a decisões que assumem o maior risco e, normalmente, são decisões tomadas de cima para baixo em uma estrutura de gestão. O nível estratégico na pirâmide é comumente atrelado a missão, visão e valores da empresa. Por este motivo; um nível que sempre visará o longo prazo. 

Contudo, mesmo com tamanha importância “isolada” na cadeia de ações, é necessário que o caminho para essas decisões esteja muito bem alinhado e sendo trilhado juntos com os níveis táticos e operacional. 

Nunca esqueçam que os três níveis no planejamento estratégico trabalham em conjunto. Mesmo que haja a temida “hierarquia”, níveis desconexos configuram problemas graves no desenvolvimento de qualquer empresa.

Uma definição concisa e simplificada sobre o planejamento estratégico, seria, segundo Rebouças (2018, p.17):


Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando otimizar o grau de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada.”

Ainda segundo Rebouças, em um comentário muito pertinente a ser fazer neste conteúdo: “…muitas empresas afirmam que têm planejamento estratégico quando, na verdade, não têm e se quer sabem analisar a situação atual da estrutura estratégica que a empresa está inserida.” 

Visto que toda empresa, tendo ou não controle e consciência do planejamento estratégico, sempre estará inserida em um contexto competição junto ao mercado e seus participantes. 

Pontos importantes sobre os níveis no planejamento estratégico

Alguns pontos importantes, e resumidos, sobre o que uma empresa precisa ficar atenta para que consiga avaliar a situação e desenvolver um planejamento estratégico.

  • Nível de abrangência: saber o nível de abrangência e os impactos do negócio na sua área de atuação;
  • Interação negócio x ambiente: ter o conhecimento sólido sobre a interação negócio x ambiente (externo e interno);
  • Vantagens competitivas: conhecer as vantagens competitivas do negócio e seus concorrentes;
  • Conhecer os principais riscos: maper principais riscos eminentes nos atuais planos definidos para futuras mudanças de rota forçadas pelo ambiente externo;
  • Recurso intelectual: ter um programa de capacitação que toda a empresa conheça os objetivos estratégicos da empresa.

Estes são apenas alguns dos principais tópicos importantes quando o assunto é o conhecimento sobre a situação atual da empresa em relação aos seus planos estratégicos. Podemos considerar as questões listadas nos tópicos acima como questões iniciais. Execute sua visão crítica e tente encontrar outros pontos que também sejam cruciais. Ter uma lista dessas facilita o início da construção de um objetivo estratégico. 

O Planejamento de Nível Tático

O nível tático no planejamento estratégico corresponde ao nível de desenvolvimento de planos com pensamento de médio prazo como, por exemplo, o planejamento de campanhas sazonais. Outro exemplo seria ações por oportunidade e influência dos ambientes interno ou externo.

O nível tático no planejamento tende a trabalhar com decisões menos crítica e mais adaptáveis do que o nível operacional. Tanto por consequência de desvios inesperados que podem ocorrer, quanto por ser um nível que trabalhará com o desenvolvimento de planos antecipados e sem custo prévio quando for necessário uma mudar de rotas não planejadas.

O planejamento de nível tático é um pensamento que organiza e distribui de maneira metodológica as várias áreas da empresa com o objetivo de otimizar e melhorar os indicadores de cada uma das áreas existentes.

Abaixo, um quadro para exemplificar de maneira essa ideia:

O nível tático está conectado com a base de decisões operacionais. Nível estrutural extremamente importante para todo o funcionamento organizacional de um planejamento estratégico. 

Diferenças entre Planejamento Estratégico e Planejamento Tático

O Planejamento de Nível Operacional

O nível operacional no planejamento é o nível central e engrenagem que faz boa – ou quase todas – as parte dos processos acontecerem. 

É característica de toda estrutura operacional ser responsável pelo desenvolvimento e formalização de documentos (planilhas, documentos escritos, apresentações e etc), assim como a definição das principais metodologias que serão aplicadas em busca dos resultados esperados pelas áreas mais dinâmicas da empresa.

É muito comum que em todos os núcleos operacionais tenhamos diversos planos de ação pensados em uma linha de curto prazo, visto que são esses planos que vão sofrer com maior influência e modificações de rotina por influência dos ambientes – externo e interno – analisados no nível estratégico.  

Pontos importantes sobre o nível operacional

  • Organiza recursos: está à frente da gestão e organização dos recursos disponíveis no planejamento estratégico;
  • Agilista: precisa ser ágil no fluxos demandados no cotidiano para manter o controle sobre os resultados;
  • Resultados em curto prazo: é responsável pelos resultados finais esperados e por seus prazos estabelecidos;
  • Linha de frente: é a linha de frente responsável pela execução e implementação da maioria dos processos.

A Inteligência Artificial no nível operacional

O nível operacional tem suas vantagens, pois está em uma estrutura que vem sendo extremamente privilegiada com o avanço da tecnologia e evolução acelerada da inteligência artificial. 

Por trabalhar com decisões diárias, é muito comum que o nível operacional usufrua de ferramentas e dinâmicas de automação para o ganho de agilidade em vários processo.

Essa evolução, embora preocupe muitos profissionais, faz com que um equipe operacional consiga otimizar processos rotineiros e caminhe para um perfil menos mão na massa e mais investigador. Consequentemente, desenvolvendo decisões operacionais mais inteligentes e menos mão na massa.

Diferenças entre Planejamento Tático e Operacional

Abaixo, duas tabelas que resumem as diferenças básicas entre os níveis discutidos neste conteúdo.

Conclusão e importância do conteúdo

Com a conclusão e entendimento dos três tipos de planejamento estratégico, princípios gerais e específicos, e principais filosofias relevantes na profissão, é bem provável que você, a partir desses estudos comece a ter uma percepção diferenciada e mais sólida sobre a estrutura inicial ao desenvolver um planejamento estratégico.

Os três níveis de planejamento estratégico, discutidos neste texto, podem ser considerados a chave-mestra da sua evolução. Em todo planejamento estratégico profissional que se preze haverá a distinção desses níveis. 

A partir de agora, seu dever como planejador é ter em mente que os conceitos estudados nos princípios, filosofias e diferentes níveis devem reger a sua visão crítica decisória em momentos que serão apresentados no seu cotidiano profissional.

Ampliando seu repertório e a percepção de valor dos seus clientes

A compreensão de tudo que foi discutido até agora irá te desafiar a sempre pensar de maneira estratégica sobre características, momentos e riscos,  interferências de diferentes tipos de ambientes e políticas em uma empresa.  O tipo de conhecimento que certamente te destacará no mercado, nos resultados e percepção de valor do seu cliente. 

No entanto, seus estudos não podem parar por aqui. O que lhe foi apresentado é apenas um caminho para que você continue estudando. O cotidiano vai te desafiar constantemente. E por mais que você detenha todo esse conhecimento, cada cliente será sempre um novo desafio.

E pra finalizar, lembre-se: o contexto sempre será o maestro do seu planejamento, cabendo a você escutar cada um dos instrumentos que compõe a orquestra e aprender com cada um dos elementos escutados separademente e como eles lidam em conjunto.

Se você leu até aqui, obrigado pelo seu tempo.
Até o conteúdo da semana que vem.  


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