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Antes de mais nada, vamos deixar bem claro que em nenhum momento este texto pretende utilizar a palavra estética como padronizador de beleza humana, no texto de hoje vamos buscar entender o quão importante é a padronização estética na comunicação da sua marca, que na maioria das vezes é negligenciada.
Quando o assunto é planejamento logo nos vem à mente uma linha temporal dividida em etapas que usaremos para alcançar um objetivo, ou algumas vezes vários. Nesse processo, um dos principais pilares é o do conteúdo, que nem sempre é encarado com a importância necessária e, quando damos um passo atrás, temos uma base muito importante na identidade visual da marca, que é a real responsável por alguns gatilhos importantes no inconsciente do seu cliente.
Grande exemplo disso são as consolidadas marcas e seus símbolos. Ninguém precisa te dizer sobre a qualidade contida em um produto com um símbolo próximo a um visto (NIKE), isso é fruto de uma padronização na comunicação alinhado ao planejamento da empresa. O que eu quero dizer nesse ponto, é que não adianta um bom planejamento sem uma boa comunicação, as áreas são complementares e se uma apresenta falhas, possivelmente a outra também apresentará.
Agora, como resolver isso?
Mais uma vez a resposta está no ambiente em que você está inserido, dos concorrentes até o seu cliente, eles quem vão te apontar o que sua marca deve transmitir.
Ah, claro! Você vai precisar de um designer para planejar o seu padrão visual e um redator para a padronização do seu conteúdo.
Independente do tamanho do seu projeto, existem algumas áreas que cabem contenção de recursos ou alternativas não profissionais, essa é uma delas.
Mas caso isso ainda não ficou claro, aqui vão alguns pontos que considero chave para o sucesso da sua comunicação.
- A sua marca é capaz de se adaptar independente do meio? A construção do padrão estético da sua marca passa indispensavelmente por esse ponto, como ela vai se comportar para chegar ao almejado gatilho de associação.
- Ela é atemporal? É natural que as linhas do design e comunicação mudem com o passar do tempo, mas é de suma importância que a sua marca não perca a sua essência com o passar do tempo, na maioria das vezes é esse o ponto que vai apontar o quão consistente a sua marca é
- Ela condiz com o público que ela precisa conversar? Com toda certeza fazer uma marca que seja coerente com o público que você quer atingir é um dos segredos para uma comunicação de sucesso, além de poupar muito dinheiro com publicidade
Se você respondeu todas estas perguntas de forma positiva, possivelmente está no caminho certo.
Porém, se você foi mais um que começou um novo empreendimento e não pensou nesse ponto tão importante, chega de perder tempo e corrija o erro enquanto é possível e viável. Para propaganda ser a alma do seu negócio, ela precisa de um rosto.
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