PEMD – Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital: framework de entregáveis
A importância de um bom escopo de entregas no seu planejamento estratégico de marketing – framework exemplo: PEMD
Uma das características comuns entre clientes que contratam um serviço é a ansiedade acerca das entregas e, claro, dos resultados.
O motivo é simples: serviço é algo intangível. E se o assunto for serviços relacionados à consultoria, torna-se algo de compreensão ainda mais intangível.
Um exemplo propositalmente genérico para ilustramos por que os serviços consultivos são mais intangíveis do que os serviços práticos. Se eu contrato um encanador, esse profissional me cobrará a hora do serviço dele, para que eu resolva um problema técnico mas que o valor da contratação é imediatamente percebido.
A questão é que em um serviço consultivo o valor percebido inicialmente não passa de uma mera expectativa. E quanto maior a expectativa, mais incrível e fantástico na cabeça da contratante seus resultados se tornam.
O que pode ser um problema. Porque planejamento de marketing, por mais que trabalhe com várias camadas subjetivas ao longo do processo, precisa ser realista.
E é neste ponto que entra o que eu considero o diamante do Método PEMD; um framework simples e bem estruturado que consolida de maneira objetiva todas as fases do planejamento, quantas horas cada fase levará e o que se espera de cada etapa como resultado.
Deixe claro o que você vai entregar e quais são os resultados esperados
Lembra do encanador? Ele cobra por hora. Não cobra por problema que vai resolver. Se ele levar 8 horas para consertar uma simples torneira, vão ser cobradas 8 horas de trabalho. Não porque era apenas uma simples torneira que voltaria a sair água. No entanto, quem contrata sabe exatamente o que ele está resolvendo.
Sua mentalidade sobre serviços deve ser a mesma; se você identificar que levará 30 dias úteis para a conclusão do diagnóstico, seja específico, monitore e registre as horas que serão necessárias para a conclusão da etapa. No entanto, igualmente o encanador, faça com que seu cliente também saiba o que esperar da entrega.
Essa é a fase que vai destacar o profissional mais organizado, não o que dá tapinha nas costas do cliente e promete agilidade. Lembre-se; ser realista é um ótimo caminho para quebrar falsas expectativas. Transparência e jogo aberto são diferenciais de um bom consultor de marketing, guarde isso.
Ter postura profissional e entender que a sua relação com ele é comercial e, por tanto, deve ser tratada como tal. Não me entenda errado; você deve ser parceiro do seu cliente. E ser transparente também é um ótimo caminho para que as relações de contratação sejam duradouras.
O framework de entregáveis da metodologia PEMD
Abaixo, tomei a liberdade de reproduzir o mesmo framework que está na página 138, do livro Metodologia PEMD, com a adição de textos e da palavra “úteis” seguido dos dias, pois é uma prática comum nas minhas consultorias não contabilizar – salvo raras exceções – finais de semanas e feriados.
Isso pode espantar futuros clientes e dificultar fechar contratos? Pode. Por isso não vou deixar como recomendação. Eu prezo bastante pela minha vida pessoal e gosto de separar as coisas. Não sei se você deveria fazer o mesmo, isso vai do posicionamento de cada um.
No momento não vamos nos aprofundar em cada uma das etapas. A ideia agora é expor a ideia visual proposta pelo autor, mostrando em seguida onde eu pretendo inserir o pré-setup e avaliação de maturidade organizacional.
Framework – Metodologia PEMD – Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital
Como negociar com o cliente caso ele não concorde com sua projeção de entregas?
Dica do próprio Nino, que concordo plenamente: se for para reduzir os dias em alguma das fases, para ganhar tempo no desenvolvimento e entrega, evite ao máximo negociar essa redução na etapa de diagnóstico.
Essa dica não vale apenas para o PEMD. É uma regra que parte dos profissionais de planejamento estratégico de comunicação e marketing, acredito eu, concordaria. Pois é a fase mais importante do seu planejamento, responsável por fornecer insumos estratégicos para o direcionamento das ações e, consequentemente, sucesso dos resultados.
É como construir um farol e economizar na luz que será usada: você até vai ser uma certa claridade, mas não vai conseguir visualizar o caminho muito bem. Se você não entendeu o que estou falando, publiquei um vídeo que pode te ajudar a entender.
PEMD – Avaliação de Maturidade Organizacional
Fase pré-setup
Se você tem acompanhado o canal, ou algumas publicações minhas nas redes sociais, deve ter visto que eu estou desenvolvendo um método para avaliação inicial de maturidade organizacional que será opcional e uma adição ao PEMD.
Estou registrando os passos de construção no Youtube e, mesmo que ainda seja embrionária, a ideia me parece boa. Abaixo, uma sugestão de onde essa fase irá ser adicionada.
A única observação relevante no momento é ressaltar, novamente, que essa etapa será uma fase opcional. Reparem que no infográfico ela não está conectada aos blogs do entrega, somente aos resultados.
No momento ainda não posso entrar em detalhes, pois, como disse, é algo bem recente.
Espero que as dicas tenham sido úteis e neste vídeo eu falo um pouco sobre a parte três do livro.
Se você leu até aqui, obrigado pela atenção e até o próximo conteúdo.
No responses yet