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PEMD- Planejamento Estratégico

Públicos de interesse e a Matriz de Poder e Influência x Interesse

A terceira parte do livro Metodologia PEMD é curta mas extremamente importante para todo o bom andamento das etapas do seu planejamento estratégico. Adendo importante: este conteúdo não é um resumo do capítulo, mas sim o destaque de um  dos assuntos que, na minha opinião, merecem uma atenção especial, com a minha visão.

Onde estamos no PEMD?

Esta é a parte em que delimitaremos os limites no escopo investigando um pouco sobre pessoas. Sendo mais direto: a fase em que investigaremos os principais competidores e partes interessadas (stakeholders).

Vale lembrar que estamos na configuração do objetivo PEMD e ainda não é o momento de nos aprofundarmos em análises aprofundadas sobre competidores. No entanto, públicos de interesse eu recomendo dar atenção nesta fase.

Sem o devido mapeamento do nível de interesse das partes interessadas o seu planejamento correr o risco de não se desenvolver como deveria.

Abaixo, uma imagem da etapa em que estamos método para ilustrar melhor.

Competidores é o assunto mais importante do capítulo e por isso vamos abordar em outro momento com mais detalhes. A ideia agora é complementar a opinião exposta no vídeo, sobre públicos de interesse e a matriz poder e influência x interesse. 

Pois sem compreender bem com quem você vai lidar ao longo do planejamento, a chance de desgaste e alocação de horas equivocadas é grandes. Como nosso foco é em profissionais de consultoria, lembrem-se; você vende serviço e serviço é precificado em horas. 

Negligenciar uma boa gestão de horas no seu objeto PEMD é um caminho que pode gerar prejuízo e estresse. Muito estresse.

Alguns exemplos de partes interessadas (stakeholders) de uma empresa

O infográfico abaixo é uma adaptação da figura 16 que está na página 172 do livro. No infográfico original o autor também considera como exemplo de públicos de interesse: ex-clientes, parceiros e influenciadores. Para simplificar a nossa compreensão, mantive os públicos de interesse comuns em quase todos os tipos de situação.

Tomei a liberdade de adaptar o infográfico, pois esse tipo de estudo sempre será situacional em um planejamento. Inclusive, fica como dica: este infográfico sempre será desenhado de acordo com o contexto mercadológico que você estará inserido. E para este estudo, o repertório e a bagagem do profissional também  fará toda diferença. 

Obs. importante: não irei me aprofundar em cada um deles no momento por não ser o objetivo da fase em questão que estamos no PEMD. A ideia do setup (etapa 0) não é o aprofundamento. Guarde energia para o diagnóstico.

Vamos praticar?

Abaixo, um exemplo de tabela para você colocar em prática o que está aprendendo sobre a delimitação de públicos de interesse. Propositalmente de maneira simples para destravar o processo inicial. 

Considerando que estamos bem situados sobre os nossos possíveis públicos de interesse (stakeholdres), e que eles são a chave para uma boa definição do objeto PEMD, vamos dar uma analisada na Matriz Poder e influência x Interesse. 

A Matriz de Poder e Influência x Interesse

Neste momento, você pode optar por fazer outro exercício: faça um cruzamento simplificado entre as informações levantadas na planilha e cada quadrante da Matriz. Essa construção inicial ainda será de caráter subjetivo e isso faz parte do processo. Não se prenda a especificidades de cada público, não é o objetivo da etapa zero.

O mais importante na aplicação da Matriz Poder e influência x Interesse é compreender que nem sempre os públicos listados como principais vão ter alguma conexão direta com o nosso PEMD. 

Lembrando: o nosso foco sempre será a construção sólida de uma planejamento estratégico de marketing digital e, tendo isso em mente, a aplicação da matriz deve considerar especialmente o ambiente digital como norte de estudo para a definição de cada quadrante. 

No entanto, conhecer e investigar bem cada um dos públicos pode te dar uma visão mais estratégica do todo, o que lhe permitirá, em fases mais consultivas, lidar melhor com os públicos inseridos nos quadrantes de maior poder, normalmente atribuídos aos decisores. É um assunto complexo e não nos convém o profundamente agora.

Em resumo: faça a análise dos públicos de interesse sempre considerando as delimitações do seu escopo olhando para o marketing no ambiente digital. Afinal de contas esse é o objetivo do PEMD. Simplificar quando houver barreiras é uma ótima saída para não travar o processo.  

Obs.: cada um dos quadrantes é classificado no QUADRO 16 (página 176) do livro Metodologia PEMD, assim como também uma rica abordagem complementar sobre Públicos de Interesse pautada na experiência do autor. Para melhor entendimento, recomendo que dê uma olhada nessa tabela sempre que houver dúvida a respeito de cada quadrante.

Conclusão do conteúdo

O conteúdo deste texto tem como objetivo convidar o leitor a refletir sobre as questões discutidas no livro, assim como exercitar a visão crítica sobre temas correlatos.

Entendo que o pensamento de marketing é extremamente vasto e complexo, e cada profissional sempre construirá uma visão particular vinda da própria vivência de mercado.

Não existe certo e errado quando se estuda a ciência em torno da disciplina Marketing, o que existe é a nossa capacidade de explorar e questionar o que a literatura nos entrega.

Como o estudo está em andamento, este conteúdo será constantemente revisado e, caso necessário, será atualizado com erratas ou adições importantes. Ainda abordaremos por aqui conteúdos sobre públicos de interesse, embasados em outros autores, como forma de enriquecer ainda mais o nosso repertório.

Minha recomendação agora é que você pegue o seu livro, ou o conteúdo da tabela deste post, e pratique. Para competidores, evite analises complexas nesta fase, você terá tempo suficiente no diagnóstico para extrair o que for necessário.

Limite uma quantidade de horas viáveis dentro do seu contexto e aplique. Errar é parte constante do processo de aprendizado e te prepara para situações reais.

Se você leu até aqui, parabéns e obrigado pela sua atenção.
Até o próximo conteúdo. 



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