Planejamento Estratégico de Marketing: 4 fatores que influenciam nos resultados
Iniciei recentemente o estudo do livro Metodologia PEMD, Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital, do amigo Nino Carvalho. A intenção inicial da leitura era “apenas” conhecer melhor as possibilidades do método e adicionar mais conhecimento ao meu repertório profissional. O que já seria suficientemente bom.
No entanto, o livro tem-me direcionado para estudos práticos interessantíssimos. Cada página virada me convida a explorar mais a fundo alguns temas específicos. Temas estes, que vão se somar no que chamei de Projeto DP PEMD. Ou seja, uma jornada de estudos de todo o livro com o objetivo de transformá-lo, ao final dos estudos, num produto de consultoria da DP Planejamento.
Projeto DP PEMD
O primeiro estudo rascunho vai explorar a tabela da página 126. Uma tabela que traz quatro pilares de suma importância quando o assunto é planejamento estratégico de marketing. Neste ponto, vale ressaltar que o meu objetivo nos estudos será explorar as características de cada pilar, sempre com foco em planejamento de comunicação e marketing. Pois sabemos bem que cada um dos pilares citados na tabela constituem um universo à parte dentro de suas disciplinas.
O objetivo é o Planejamento de Marketing na Era Digital
Quando o foco for em pessoas, não nos caberá trazer questões comportamentais. Quando falarmos sobre cultura, direcionarei o foco para cultura organizacional, visando o ecossistema de uma empresa no contexto do pensamento de marketing. Ferramentas e processos, igualmente, o nosso foco será sempre a otimização tática em prol de reduzir a influência negativa que os ‘GAPs’ destes dois pilares podem causar em um planejamento de marketing digital.
O desafio: modelar para que seja uma estrutura ágil
Sobre o estudo e ideia inicial: trazer como ferramenta opcional o mapeamento ágil do nível de maturidade de uma empresa e os impactos influentes que cada um destes pilares podem causar, com o objetivo específico de minimizar os riscos iniciais na alocação de horas de um projeto PEMD. De contra partida, o mapa também servirá como termômetro de avaliação para melhorias internas na empresa que estiver sendo analisada.
Sobre o conteúdo do vídeo
O vídeo deste conteúdo é uma série ‘brainstorm’ registrando o processo de desenvolvimento do Projeto DP PEMD, que resolvi compartilhar no YouTube. Temos uma jornada interessante pela frente e espero que você, leitor, possa usufruir do conteúdo e das minhas viagens teóricas durante a jornada.
Um grande abraço e fique em paz.
No responses yet