Leia ou escute o conteúdo A definição de planejamento Abordar planejamento como tema central de qualquer conteúdo é sempre um desafio. Primeiro, pela necessidade de entendermos que existem vários tipos de planejamento, princípios e filosofias envolvidas nessa definição que justifiquem seu processo de desenvolvimento. Segundo, por estarmos tratando de uma disciplina de características admnistrativas, sistêmicas […]
Um bom livro introdutório sobre Marketing e suas eras Depois de insistir nas gravações da série extraindo Insights do livro Marketing 5.0, resolvi encerrá-la. Renderam boas reflexões, mas a repetição do conteúdo no livro não estava me agradando. Quem acompanhou os episódios anteriores, que foram 12 vídeos aos todo, sabe que eu resolvi reler o […]
Leia ou escute o episódio clicando on player abaixo. Planejamento Estratégico: os riscos do famoso “pensar fora da caixa” Ao iniciar um planejamento, o tal “pensar fora da caixa” é um exercício criativo necessário para um cenário em que a estratégia de comunicação e marketing digital das empresas torna-se cada vez mais efêmera e instantânea. […]
Escute o conteúdo clicando no player abaixo. A análise de dados é a maior aliada do Planejamento de Comunicação e Marketing há décadas. Podemos considerar desde a época em que o Planejamento foi implementado “oficialmente” como setor dentro de empresas de publicidade, para dar maior assertividade na interpretação menos fria e mais relacionada ao comportamento […]
Percebendo certa confusão sobre a diferença existente entre as técnicas de storytelling na gestão de marca, e a escrita persuasiva (o glamoroso copywriting), resolvi dedicar alguns parágrafos do conteúdo de hoje para contribuir com um pouco da minha visão sobre cada uma das direções, e como seria interessante observá-las. Quando falamos sobre storytelling para negócios, […]
Poderia resumir todas os parágrafos seguintes em: comece pelos livros, estudando. A leitura é uma habilidade obrigatória para quem quer trabalhar com comunicação empresarial e storytelling para negócios. Comece pelo começo: o objetivo do protagonista Storytelling para negócios sem objetivo de comunicação é tipo um livro faltando as páginas finais de cada capítulo; em alguns […]
O mercado de ensino online pede personalização O Programa Digital Planners está passando por uma reformulação importante. Depois de um hiato programado, chegou a hora de dar ritmo novamente aos novos planos. Quando abriremos uma nova vaga? Está nos planos para 2024. O caminho para que a reformulação aconteça está em andamento e em ajustes […]
O contrato é entre CNPJs, a negociação entre pessoas Me perdoem pelo título demasiadamente dramático, mas a realidade é essa: se você trabalha com serviços, você negocia um fragmento da sua vida em cada contrato. Por isso, a palavra de ordem para iniciarmos a nossa conversa é: consciência. Quanto mais consciente você é dos negócios […]
Dentre as idas e vindas que a pandemia proporcionou, uma das mais certas é a do QR Code, que dessa vez, parece ter voltado para ficar. Mas até aí, tudo bem! É uma tecnologia super coerente com o momento e tem um apelo enorme para a curiosidade da sua audiência. Porém isso provavelmente você já […]
Sem tempo para ler? Clica no player abaixo e escute Cuidado com a mentalidade do escalável pelo escalável O cenário de alguns profissionais e empresas de comunicação digital – ou marketing digital, leia como quiser – tem se tornado um paradoxo cada vez mais sustentado por discursos vazios, egocêntricos e, muitas vezes, com pouco ou […]